Onboarding é o processo de integração e adaptação dos novos funcionários na sua empresa, o principal objetivo é facilitar e agilizar a adaptação ao ambiente de trabalho, funções que serão executadas e a cultura organizacional.
Algumas etapas importantes para garantir o sucesso desse processo:
Etapa de pré-integração
Antes do primeiro dia do novo funcionário, o responsável pela integração deve preparar toda a documentação necessária para a admissão, como contrato de trabalho, formulários de benefícios e documentos relacionados à conformidade legal, para que não fique nenhuma pendência que possa penalizar a empresa.
Boas-vindas e apresentação da empresa
No primeiro dia de trabalho, o novo funcionário é recebido as boas-vindas. Um membro da equipe de RH ou do gestor imediato deve apresentá-lo a empresa, explicar a estrutura organizacional e apresentar os colegas de trabalho, de modo que, a introdução não deixe espaço para dúvidas.
Treinamento e capacitação
O novo funcionário passa por treinamentos e capacitações específicas relacionadas ao seu cargo e a empresa. Isso pode incluir treinamentos em sistemas internos, procedimentos de trabalho, políticas de segurança, código de conduta e outros tópicos relevantes.
Integração com a equipe e demais funcionários
A integração vai exigir que o novo funcionário seja apresentado ao departamento no qual vai trabalhar. A partir da apresentação, é importante dar ao novato a oportunidade de conhecer seus colegas de trabalho e entender as dinâmicas de trabalho do setor, para que possa ser integrado ao time.
E não para por aí, é sempre importante a reciclagem e o acompanhamento contínuo para que esse funcionário entenda como está se saindo perante suas atividades e expectativas da empresa.

