Assessment – Método DISC

A área de RH, em parceria com os líderes, tem como missão maximizar o potencial produtivo de cada profissional, orientando-os a realizar suas funções com excelência. Nesse contexto, o método Assessment tem ganhado destaque no mundo corporativo.

O Assessment, traduzido literalmente como “avaliação”, diferencia-se ao focar nas tendências comportamentais e no desempenho individual. Utilizando ferramentas específicas como dinâmicas em grupo e testes de perfil, ele busca identificar aspectos mais difíceis de serem percebidos.

Durante um processo seletivo, avaliar um candidato apenas pelo currículo pode ser insuficiente, pois ele não revela o desempenho real no trabalho. O Assessment vai além do histórico curricular, oferecendo uma visão mais completa do perfil do candidato.

O DISC é uma metodologia para fazer a avaliação comportamental a fim de identificar os perfis dominantes de uma pessoa.

O método DISC compreende que existem quatro perfis de comportamentos que predominam entre os indivíduos: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
Chamamos também de Executores, comunicadores, planejadores e Analistas.

O psicólogo William Moulton Marston foi um dos principais criadores do teste DISC. Em 1928, ele publicou o livro “As Emoções das Pessoas Normais”, no qual discutiu as quatro principais dimensões do comportamento humano.

Os perfis DISC são utilizados para entender as características comportamentais das pessoas e oferecer insights sobre seu comportamento em diferentes situações, como:

*Comunicação;
*Tomada de decisões;
*Interação com os outros.

No ambiente organizacional, essa ferramenta é empregada para decifrar as competências socioemocionais de cada indivíduo, visando prever comportamentos e criar ambientes que favoreçam a produtividade e o bem-estar dos profissionais.

A aplicação de testes de perfil comportamental e a análise dos dados obtidos podem oferecer diversos benefícios para a empresa e o setor de RH, assim como para os profissionais, sejam eles líderes ou não. A seguir, veja algumas dessas vantagens:

📌Melhoria da comunicação
📌Compreensão do comportamento
📌Gestão de equipes mais efetiva
📌Tomada de decisões mais embasada
📌Identificação de pontos fortes e de melhorias

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