A importância do RH no Processo de Recrutamento

Muitas empresas ainda não contam com o apoio de uma equipe especializada em RH. Algumas, mesmo nos processos de recrutamento, seguem sem contratar especialistas no assunto. No entanto, isso pode gerar muitos problemas e prejuízos para a sua empresa. Especialmente nos momentos de crise, em que a mão de obra qualificada se torna cada vez mais escassa e a procura por emprego aumenta, o setor de Recursos Humanos tem tomado um papel cada vez mais estratégico.

O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é por meio dele que elas podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. O grande desafio atual é a condução do processo de seleção para evitar falhas e o fracasso do processo. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos desse fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras.

Num processo seletivo se avalia o candidato de uma forma global, verificando suas experiências, habilidades, competências, e também o seu comportamento frente algumas situações que poderá vivenciar em seu novo trabalho. Mas antes de tudo, é preciso avaliar o candidato como pessoa, suas vivências, seus valores, pois todos antes de sermos profissionais, somos pessoas. Por isso, o profissional que realiza o recrutamento precisa ser um especialista em recursos humanos.  

Por isso, mais do que nunca, contratar e reter talentos é, hoje, um processo que exige muito profissionalismo. Afinal, ele também funciona como um cartão de visitas da empresa diante do candidato. Se ele for entrevistado por um selecionador despreparado, que não entenda a filosofia, e a cultura da organização e que esteja mais preocupado em oferecer quantidade do que qualidade, certamente, o candidato vai perceber e pode divulgar essa imagem distorcida, e poderá até mesmo desistir do processo seletivo. Portanto, o selecionador tem papel fundamental num processo de recrutamento e seleção.

548

Você também vai gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *