Perfil comportamental? Como ele pode beneficiar a sua empresa?

O mapeamento do perfil comportamental é um processo de identificação de competências bastante útil para processos de recrutamento e seleção, elaboração de programas de capacitação e plano de sucessão da empresa.

Por meio do mapeamento, é possível identificar competências, preferências e características pessoas de cada profissional, de forma a garantir uma gestão de pessoas mais eficiente e enxuta. As práticas relacionadas à gestão de pessoas trazem impactos na redução de custos operacionais e são fundamentais para um bom gerenciamento de uma empresa.

Equipes formadas sem uma avaliação comportamental correm o risco de possuir conflitos internos, falhas e falta de colaboração, além da baixa produtividade individual e coletiva. O mapeamento do perfil comportamental é extremamente importante, uma vez que práticas de gestão condizentes ao perfil dos colaboradores garantem o
reconhecimento e a valorização dos profissionais. Por meio da análise, RH e gestores podem elaborar estratégias de seleção e de desenvolvimento, preparando a organização para desafios a médio ou longo prazo e visando a formação de equipes fortes e competentes.

223

Você também vai gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *