Cargos e salários: Planejamento que traz benefícios para sua empresa e seus funcionários

Planejar cargos e salários dos funcionários da sua empresa é uma das melhores formas de  propiciar um ambiente de motivação e produtividade. Por meio desse planejamento é possível gerar expectativas de crescimento profissional e eliminar as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.

 

Afinal, a falta do plano de cargos e salários na empresa pode gerar remunerações ou promoções sem uma adequada avaliação para este reconhecimento, deixando de se basear nos critérios de competência e desempenho para basear-se em afinidades pessoais, parentesco, grupo social ou qualquer outro critério que gera desequilíbrio organizacional.

Muitas vezes, as decisões de aumento salarial ou de promoção são unilaterais e sem critérios, em que o superior imediato ou o gerente, por decisão própria, acaba promovendo um empregado e não outro, ainda que este possua maior merecimento pela competência técnica e habilidades profissionais, gerando descontentamento no grupo.

A importância do plano de cargos e salários está justamente na possibilidade de se garantir isonomia dentro de uma empresa. Por meio de uma avaliação da estrutura funcional separando tarefas e responsabilidades que corresponderão a cada cargo, atribuindo-lhes valores justos e coerentes de forma a possibilitar que os empregados demonstram maior habilidade, produtividade e que estejam realmente focados nos objetivos da empresa, possam ser devidamente reconhecidos. Lembrando ainda que o quadro de carreira estabelecido pela empresa, para ser válido, deve ser homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Por isso, contrate uma empresa especializada em recursos humanos para planejar os cargos e salários da sua empresa; Entre em contato com a Logus.

557

Você também vai gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *